Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

Os 5 problemas de visão mais comuns nas crianças

É quando somos mais pequenos que é ainda mais importante visitarmos um especialista. Porquê? Porque é quando o nosso olho não está completamente formado que ainda é possível corrigir certas patologias.
Para identificar certas patologias nas crianças, não há nada melhor que as conhecer um pouco.

Miopia
A miopia caracteriza-se por um defeito refrativo que não permite ver nitidamente ao longe. Para distâncias mais perto a criança não manifesta problemas. A miopia vem muitas vezes acompanhada de astigmatismo
Como identificar uma criança míope? As crianças míopes semicerram os olhos para ver ao longe, por exemplo a ver televisão.

Hipermetropia
Quem sofre de hipermetropia tem dificuldades em focar imagens ao perto.
Ao contrário da miopia, as crianças que sofrem de hipermetropia têm tendência a reduzi-la quando corrigida corretamente.
Identificar uma criança com hipermetropia, é possível? Sim. Podem começar por conseguir estar concentrados pouco tempo, não conseguem explicar que está tudo desfocado. Estes sinais são mais evidentes quando a criança entra para a escola primária. Em idades mais tenras, em casa, é possível detetar a hipermetropia através de sinais como a instabilidade no andar, pois esta patologia pode afetar o desenvolvimento motor das crianças.

Ambliopia ou ‘olho preguiçoso’
A criança tem a visão muito boa num olho e muito má no outro. Habitualmente afeta as crianças com hipermetropia ou astigmatismo.
Pode ser corrigido? A criança com o chamado “olho preguiçoso” tem que ser acompanhada até os dois olhos terem a mesma visão.

Estrabismo
Pode ser uma consequência da ambliopia (olho preguiçoso). Pode ser num dos olhos ou mesmo nos dois.
Quando a criança tem hipermetropia com mais de 5 dioptrias é usual terem estrabismo.
Se o estrabismo não for logo corrigido e endireitado, a probabilidade de ter ambliopia é muito grande. Muitos dos casos de estrabismos corrigem-se ao ser corrigida a hipermetropia.

Daltonismo
A pessoas daltónicas podem ter dificuldade em distinguir algumas cores como o vermelho e o verde. Como identificar uma criança com daltonismo? Por vezes ao copiar coisas do quadro da escola, devido às cores utilizadas pela professora.

Visite a nossa Fábrica de Óculos do Cacém, e o nosso espaço especialmente dedicados aos mais novos: “o mundo encantado dos óculos”. Aos sábados temos presentes as nossas mascotes e ainda pinturas faciais.

Deixe um comentário