Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

O que são as moscas volantes e como afetam a visão?

Já há muito tempo que se ouve falar em pequenas alterações na visão como manchas que se movimentam no campo visual. E essas alterações — as moscas volantes — são queixas comuns nas consultas e exames visuais.

As moscas volantes são alterações da visão caracterizadas por manchas escuras de formatos diversos. Elas movimentam-se no campo visual, principalmente quando se olha para paredes brancas ou para o céu azul por um longo período de tempo. As manchas podem ser linhas, pontos ou não terem um formato definido.

Embora a impressão seja de que as manchas estão na frente dos olhos, na verdade trata-se de uma alteração dentro do globo ocular, que é preenchido de gel vítreo. O gel vítreo geralmente é uma substância transparente, o que permite a luz atingir a retina. Mas quando se formam grumos nesse gel, criam-se também sombras sobre a retina, as moscas volantes.

Os pequenos coágulos podem ocorrer por diversos motivos e na maioria das vezes não são graves. Uma das causas mais comuns é a contração do gel vítreo e o seu descolamento da retina em alguns pontos. No entanto, as moscas volantes também aparecem quando há um rasgo na retina e sangramento para o meio do gel vítreo.

Se o oftalmologista não encontrar nenhuma alteração grave no olho, não há porque tratar as moscas volantes. Se elas incomodarem muito, pode-se movimentar o olho de um lado para o outro e de cima para baixo por alguns minutos, tentando retirar os grumos do campo visual. Caso seja identificada alguma alteração específica, ela deve ser tratada para resolver as moscas volantes e impedir a evolução da lesão.

Se quiser fazer um exame detalhado para saber a razão das moscas volantes que tem visto, venha até à Fábrica de Óculos do Cacém… os exames são gratuitos e temos milhares de armações à escolha!

Deixe um comentário