Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

Regresso às aulas: a importância da visão na educação das crianças

A visão é um dos sentidos que mais informação fornece às crianças, se não mesmo o mais importante no processo de crescimento e aprendizagem. Um diagnóstico e tratamento correctos das necessidades visuais são fundamentais para o sucesso pessoal e escolar da criança.
O impacto de uma insuficiência visual depende da idade da criança quando começa a sentir dificuldades, da sua severidade e da própria evolução dos problemas. Contudo, a utilização de óculos é, de forma geral, a melhor maneira de corrigir a falta de visão ao longe ou ao perto.
Se os problemas visuais não forem tratados, a criança terá mais dificuldades a integrar-se em ambientes diversos, comunicar com os colegas, aprender na escola e a concentrar-se. Para além de afectar a literacia, futuramente poderá também afectar a produtividade e as suas capacidades sociais.
Uma criança com um problema de visão não diagnosticado e/ou não tratado correctamente, ao tornar-se adulta pode vir a sofrer de problemas de visão ainda mais graves, pelo que é fundamental que estas necessidades sejam colmatadas ainda na sua fase de crescimento, quando são mais fáceis de tratar e travar a sua evolução.
Por um lado, a identificação desta falta de saúde visual começa na escola, onde a criança sentirá mais dificuldades na matéria e deverá receber ajuda específica, de modo a procurar acompanhar os colegas.
Passa também por uma atenção redobrada em casa, onde os pais podem procurar identificar alguns sinais de problemas de visão e recorrer a um oftalmologista e/ou optometrista de modo a tratá-los o mais rapidamente possível.
Com a época do regresso às aulas prestes a começar, importa chamar a atenção para a relevância de identificar estes sintomas, até porque nem sempre as crianças os conseguem identificar sozinhas. Alguns sinais frequentes de problemas de visão:

– aproximação constante ao quadro da escola ou à televisão – dores de cabeça quando a olhar para ecrãs ou a ler
– sensibilidade à luz
– esfrega constante dos olhos
– dificuldade em olhar e seguir objectos e pessoas
– dificuldades na compreensão de textos e imagens em livros – falta de interesse na escola / na leitura
– desalinhamento de um ou dos dois olhos
– olhos lacrimejantes e/ou visão inflamada

Na identificação de algum destes sintomas, oftalmologistas e optometristas podem ajudar a encontrar a solução mais adequada ao olhar da criança e prevenir estas dificuldades visuais de agravarem.
É importante a criança ser vista por especialistas de seis em seis meses ou anualmente, dependendo dos sintomas que possam ou não surgir. Os exames oftalmológicos regulares são muito importantes na infância, quando a visão, tal como todo o corpo, está em fase de desenvolvimento.
Muitas ópticas, como a Fábrica de Óculos do Cacém, oferecem exames gratuitos para identificação da graduação necessária e várias campanhas promocionais com descontos na compra de óculos graduados, que podem ser aproveitados de modo a garantir a correcção atempada destes problemas de visão.

Deixe um comentário