
A partir do primeiro ano de vida a criança deve ir à sua primeira consulta de oftalmologia. Detetar certas patologias numa fase inicial pode fazer com que estas se consigam corrigir. Aos 7 anos de idade o nosso olho já está completamente formado, daí ser tão importante visitar o especialista de ótica desde muito cedo.
Mas para crianças que não falam, como é que é realizado o exame?
O método de Teller é usado para testar a acuidade visual dos bebés que ainda não têm capacidades verbais.
O que são os Cartões de Teller?
Os nossos olhos são atraídos para manchas, riscos ou quadrados. Os especialistas ao se aperceberem deste facto desenvolveram uma forma para analisar a saúde visual dos bebés seguindo o mesmo principio.
Este teste é chamado Cartões de Teller, pois é realizado através de cartões com riscas desenhadas contrastantes. São cartões feitos com muito rigor técnico onde o contraste é sempre o mesmo. As ricas brancas e pretas obedecem a um cálculo matemático. O teste é feito com base na observação das crianças que olham mais para as riscas pretas e brancas do que para uma superfície homogênea.
O teste dura aproximadamente 20 minutos e é feito numa sala própria, discreta e sem outras distrações possíveis. São mostrados à criança cartões com riscas cada vez mais estreitas, até que a criança não manifeste nenhuma preferência. As riscas menores detetadas pela criança correspondem à sua acuidade visual.
Na Fábrica de Óculos do Cacém temos um espaço dedicado especialmente às crianças. Um espaço onde temos especialistas para que a saúde visual dos mais novos seja cuidada da melhor forma. Visite-nos!