Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

Retinoblastoma: causas, sintomas e tratamento

O retinoblastoma aparece na retina e é o tipo mais comum de cancro ocular em crianças.
Nas fases iniciais do desenvolvimento uterino, os olhos têm células chamadas retinoblastos que se dividem em novas células e formam a retina. Num determinado momento, as células param de se dividir e dão origem as células adultas da retina. Quando se dá um problema nesta fase do processo, em vez de se desenvolverem células que detetam a luz, alguns retinoblastos continuam a crescer e formam o retinoblastoma.
Cerca de 30% dos retinoblastomas, é devida a uma condição congénita e está presente em todas as células do corpo. Apesar de, na maioria dos casos, não haver registos de casos semelhantes na família, 25% das crianças que nascem com esta anomalia genética herdam a doença de um dos pais.

Sintomas:

O principal sintoma de retinoblastoma é a leucocoria, que é um reflexo branco na pupila, vulgarmente conhecido como reflexo do olho de gato, presente em 90% dos casos diagnosticados.
Outros sinais e sintomas do retinoblastoma são o estrabismo, a sensibilidade exagerada à luz, a dificuldade visual, a aparência anormal do olho, inflamações e conjuntivites.

Tratamento:

O tratamento do retinoblastoma depende do estado e da fase da doença. Quanto mais depressa for detetado o problema, menos agressivo e, geralmente, com a obtenção de melhores resultados, é o tratamento.
Existem várias alternativas de tratamento, como cirurgia e quimioterapia. Além disso, têm surgido novas técnicas que são fundamentais para a cura e a preservação do olho e da visão do paciente.

Fique atento a todos os sintomas e, se conhecer alguém que possa ter este problema, encaminhe-o para um médico.
Depois é só visitar a Fábrica de Óculos do Cacém para escolher os óculos que mais gostar!

Deixe um comentário