Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

Porque muda a cor dos olhos dos bebés?

Já notou que os olhos dos bebés ao nascerem são, geralmente, mais claros e que a tonalidade vai mudando com o tempo? Isso é normal e não precisa de preocupação, saiba porquê!

Antes de mais, é preciso entender que o que define a cor dos olhos de uma pessoa é a quantidade de melanina que ela possui na íris.
A melanina, sendo uma proteína que tem pigmento, só é produzida com estímulos constantes, que, nesse caso, é a luz.
O que ocorre é que os bebés passam nove meses no escuro quando estão no útero da mãe, e, portanto, não têm nenhum estímulo para a produção de melanina.

Depois de nascerem, as crianças demoram cerca de seis meses para produzir a melanina dos olhos. E esse tempo ainda pode estender-se até aos dois anos. Então é simplesmente impossível dizer qual será a cor definitiva dos olhos da criança até ela acabar de produzir a melanina nos olhos.

Outro fator importante para a definição da cor dos olhos do bebé é a sua carga genética e, consequentemente, a dos seus pais e dos seus avós. Por isso, normalmente os filhos de pessoas de olhos castanhos, terão olhos mais escuros.
Apesar disso, algumas surpresas são possíveis. Uma pessoa de olhos azuis pode passar essa característica genética apenas para seus netos ou bisnetos, por exemplo.

Então, devido à produção demorada de melanina e à genética variável de uma criança, é difícil dizer qual será a cor de seus olhos logo quando à nascença. E lembre-se de não há nada que possa ser feito para mudar a cor dos olhos do bebé!

Mas, quando ele for mais crescido, há muito que pode fazer sobre a sua saúde ocular. Basta trazê-lo à Fábrica de Óculos do Cacém a um dos nossos sábados divertidos!

Deixe um comentário