Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

Tremor nos olhos: o que significa?

O tremor nos olhos, como as pessoas costumam chamar, é na verdade um tremor nas pálpebras e não do olho em si. Em termos médicos, esse tremor é chamado mioclonia.
Esse tremor involuntário das pálpebras pode ocorrer sem motivo aparente, mas pode também ser decorrente de alguma doença nos olhos ou nos nervos do rosto. O tremor ocorre no músculo palpebral ou no músculo orbicular (que envolve os olhos) e costuma ser benigno, isto é, geralmente não indica nenhuma doença.

Causas
Este tipo de tremores pode surgir devido a cansaço extremos, stress e ansiedade, consumo excessivo de cafeina, falta de vitaminas e sais minerais e por carência de potássio.
Apesar de ser raro, o uso de óculos com a graduação errada também pode causar estes tremores, bem como o olho seco, as alergias oculares e algumas outras doenças e problemas de visão!

Blefaroespasmo e espasmo hemifacial
Blefaroespasmo e espasmo hemifacial são doenças do sistema nervoso em que ocorrem contrações involuntários e frequentes dos músculos ao redor do olho e ás vezes também dos músculos ao redor da boca.
Os tremores são tão intensos e constantes que limitam muito a vida da pessoa e precisam ser tratados. O tratamento pode ser feito com injeção de toxina botulínica (botox).
Embora raro, o tremor palpebral pode sinalizar uma doença neurológica, uma alteração do sistema nervoso central. Nesse caso, outros sintomas costumam ocorrer, como paralisia facial, tremor na região dos lábios, dificuldade para andar, falar etc. Nesses casos um neurologista deve ser consultado o quanto antes.

Tratamento
Primeiro é preciso entender que quando esse tremor é esporádico não precisa de tratamento específico. É preciso identificar a causa do tremor e combater o stress, melhorar a alimentação e dormir melhor.
Ir no oftalmologista para fazer um exame, ver se os seus óculos estão desatualizados também é importante.
Em casos onde o tremor é tão grande que atrapalha a vida ou a visão da pessoa, uma opção de tratamento é a aplicação de botox.

Se tem algum destes sintomas, venha à Fábrica de Óculos do Cacém verificar a sua graduação. Pode ser que esteja aí a causa do problema!

Deixe um comentário