Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

Entenda o porquê da visão dupla

Você já deve ter visto filmes em que alguém sente uma tontura ou está embriagado e, ao olhar para um objeto, o vê como se fossem dois. Este estado é chamado de visão dupla, e nesse caso é provocado por um fator temporário.
Porém, algumas pessoas vivem assim constantemente: tudo aquilo que elas veem parece estar duplicado. Quando isso acontece é preciso estar atento, porque se trata de um problema que pode ter diversas origens, podendo inclusive indicar um caso grave.

Quando algo está em desequilíbrio no olho, sentimos diferenças na forma como vemos o mundo. Como os dois olhos têm de enviar sinais idênticos e coordenados para o cérebro, se um deles apresentar problemas, a informação é processada de forma errada.
Isso pode acontecer por diversas razões, podendo afetar apenas um olho ou os dois, mas os sintomas gerais são os mesmos.

Sintomas
A visão dupla é caracterizada especialmente pelo fato de o indivíduo focar um objeto e vê-lo como se fossem dois. Mas, também podem ocorrer sintomas como a visão embaçada ou turva, a dor nos olhos, olhos desalinhados, fotofobia, ardência ocular e exoftalmia ou proptose (olhos salientes).
A visão dupla pode acontecer tanto com perceção da imagem duplicada para cima ou para baixo (diplopia vertical), ou para a esquerda ou direita (diplopia horizontal). Também pode haver uma junção dessas perceções, o que faz a imagem se mostrar como uma torção.

Visão dupla monocular
Nesta manifestação do problema, apenas um dos olhos é afetado.
Quando acomete apenas um olho, a diplopia não se trata de um problema grave que exige emergência médica, porque geralmente está associada a problemas de retina ou da córnea.

Visão dupla binocular
Neste caso, a visão dupla desaparece quando um dos olhos é fechado, não importa se se trata do direito ou do esquerdo. Neste caso, pode estar relacionada com o desalinhamento dos olhos ou com problemas mais graves que possam afetar o nervo ocular, como a esclerose múltipla ou aneurismas.

Tratamento
A visão dupla tem tratamento e o paciente poderá voltar a ver as imagens normalmente. No entanto, é fundamental o acompanhamento de um especialista para que ele possa diagnosticar o problema com precisão, para adotar o melhor tratamento.
Isto varia segundo aquilo que provoca a visão dupla, e pode ser necessário o uso de lentes corretivas, cirurgia ou então o tratamento com outros especialistas.

Se sente que em visão dupla, venha à Fábrica de Óculos do Cacém para o encaminhar-mos para a melhor solução!

Deixe um comentário