Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

Heterocromia: por que é que algumas pessoas têm olhos de cores diferentes?

Já alguma vez viu uma pessoa que tem os olhos de cores diferentes? A isso chama-se heterocromia.
Trata-se de uma variação de cores no olho humano e que ocorre, também, em animais, causada pelo excesso ou pela falta de melanina.
Isto pode acontecer por alguns motivos como genética, alguma patologia ou mesmo um impacto físico.

Outra maneira de ter esta diferença de cores nos olhos é por causa congénita ou mesmo adquirida por meio de duas síndromes:
De Horner: tem como característica principal a interrupção de um nervo ocular chamado de oculossimpático. Existem alguns sinais associados, como a ptose palpebral, miose variável. Ela também pode ser conhecida por Síndrome de Claude Bernard-Horner, já que os dois médicos participaram dessa descoberta.
De Waardenburg: aqui falamos de não apenas uma, mas sim, um conjunto de doenças genéticas que têm como consequência a perda auditiva e também a mudança na cor da pele, cabelos e olhos. Possui esse nome por causa do médico que a descobriu em 1951.

Existem, 3 tipos de heterocromia: a completa, a sectorial e a central.
A heterocromia completa ocorre quando cada olho possui uma cor diferente. Um exemplo é ter um olho azul e o outro castanho.
Na heterocromia sectorial há uma diferença de cores na mesma íris. É possível ver duas tonalidades diferentes no mesmo olho, sendo uma delas sempre dominante.
A heterocromia central tem como característica principal o facto de apenas um dos olhos ter duas cores. Mas diferente da sectorial, a central diferencia-se por apresentar um arco de cor dourada ao redor da pupila ou nas bordas da íris. É chamado popularmente de “olho de gato”.

Isto não significa que cada pessoa só pode apresentar um tipo de heterocromia ocular. Elas podem misturar-se.

Se notar esta variação não se preocupe, consulte um médico para ver se está tudo bem. Se precisar de óculos, venha à Fábrica de Óculos do Cacém. Temos mais de 10 mil armações à sua disposição!

Deixe um comentário