Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

O que é a toxoplasmose ocular?

A toxoplasmose ocular é uma doença dos olhos provocada por um protozoário designado por “toxoplasma gondii”. A toxoplasmose também é conhecida como a “doença do gato” por ser, habitualmente, transmitida pelas fezes deste animal, sendo ele o hospedeiro definitivo. Os roedores, os pássaros, os animais domésticos e o homem são hospedeiros intermediários.

A toxoplasmose é uma doença infeciosa crónica que pode provocar danos em diversas partes do nosso organismo. Aqui, focamo-nos nos apenas nos problemas oculares provocados pela doença.

A toxoplasmose ocular provoca uma ou várias lesões na retina. Quanto maiores forem as lesões provocadas pela toxoplasmose, mais comprometida estará a visão, podendo, até, em alguns casos, levar à cegueira.
As lesões vão ficando cicatrizadas sob a forma de múltiplas áreas de branco acinzentadas ao nível do epitélio pigmentado da retina e, quanto maiores forem, maior será a sua interferência na visão.

Causas:
– infeção congénita (ocorre na gravidez) por transmissão placentária;
– infeção adquirida, nesta situação a infeção é provocada pelo consumo de alimentos mal cozinhados, vegetais mal lavados, consumo de água contaminada, ovos crus, leite não pasteurizado;
– por inoculação cutânea, por transfusão sanguínea ou por transplante de órgão.

Sintomas:
Na toxoplasmose ocular os sintomas dependem da localização, do tamanho, do número das lesões e da intensidade da vitrite associada às formas agudas.
Em algumas fases da doença pode ser assintomática, noutros casos, pode verificar-se os seguintes sinais e sintomas:
– Diminuição da visão ou visão turva;
– Fotofobia (sensibilidade à luz);
– Dor ocular;
– Corpos flutuantes;
– Dismetamorfopsias (alteração nas formas).
Outros sintomas, como febre baixa, mal estar, amigdalite, inflamação dos gânglios (atrás das orelhas e da cabeça) e lesões cerebrais podem também estar presentes.

Diagnóstico
O diagnóstico da toxoplasmose ocular pode ser efetuado através da observação do fundo ocular e de técnicas não invasivas que têm como base os raios infravermelhos.

Tratamento
No tratamento da toxoplasmose ocular o grande objetivo é evitar a multiplicação do parasita no seu período ativo e minimizar os danos na retina e no nervo ótico. Na maioria das vezes, o tratamento da toxoplasmose ocular exige que se combinem vários medicamentos com diferentes propriedades.
Para além de tratamento com medicamentos, a toxoplasmose ocular pode ser tratada com recurso a técnicas cirúrgicas.

Se precisa de uma consulta gratuita, venha à Fábrica de Óculos do Cacém!

Deixe um comentário