Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

O que podem significar os olhos inchados?

Muitas pessoas têm os olhos inchados e ficam sem saber o que isso significa. Em alguns casos, pode ser bem simples e desaparecer em poucos dias, mas, também pode sinalizar algo mais sério e que merece atenção.

Ter olhos inchados significa que o seu corpo está com excesso de líquido, principalmente nas pálpebras e tecido conjuntivo ao redor dos olhos. Entenda o que pode provocar isso e como um médico é fundamental para o tratamento.

Terçolho

Para quem não sabe, o terçolho acontece como resultado da infeção das glândulas de gordura, que ficam ao redor das pestanas. Isso faz com que a pálpebra inche. Além disso, outros sintomas podem ser percebidos, como um pouco de dor, vermelhidão e dificuldade na hora de abrir o olho.
O ideal nesse caso é aplicar uma compressa de água morna 4 vezes ao dia para aliviar os sintomas.

Conjuntivite

A conjuntivite representa a segunda causa mais comum quando falamos de olhos inchados. Nesse caso, a infeção não fica na parte de fora do rosto, mas sim dentro do próprio olho. Ela é a inflamação da conjuntiva, a cobertura clara responsável por ficar na superfície do olho.
O tratamento mais indicado envolve a descoberta do tipo de conjuntivite que o paciente tem. Em seguida, começa o uso de colírios anti-inflamatórios, um componente que ajuda a reduzir os sintomas e melhora a qualidade de vida do paciente.

Alergias

As alergias também estão entre as causas mais comuns de um eventual inchaço nos olhos. Para perceber quando isso acontece, basta analisar outros fatores de forma conjunta. Se o inchaço vem acompanhado de nariz inchado, comichão e espirros, então é bem provável que tenha relação com alergias.
Converse com seu médico e tente entender a origem desse sintoma. Depois, converse com ele sobre o tratamento mais indicado.

Herpes ocular

A herpes é uma infeção comum, mas poucas pessoas sabem que pode atingir os olhos. Transmitida pelo vírus da herpes simples, ela pode causar a inflamação da córnea, conhecida pelos médicos como ceratite ou ainda a fibrose.

Pancada no olho

A pancada no olho também pode ocasionar inchaço. Isso acontece como uma forma de proteção do próprio organismo, que junta esforços na região para proteger o local e reduzir as chances de qualquer problema maior.

Tumor ocular

Embora não esteja entre as causas mais comuns, ele merece atenção. Os sintomas mais comuns envolvem uma visão turva ou até mesmo a perda da visão. Em alguns casos, os pacientes também veem moscas volantes no campo visual.
Faça exames periódicos e esteja em contato com seu oftalmologista para garantir uma visibilidade ainda mais saudável.

Gravidez

A gravidez é um período de muitas mudanças e tudo isso originado por alterações profundas no ciclo menstrual e taxas hormonais. Como o corpo fica muito mais sensível a qualquer alteração, não é de se espantar que reflita nos olhos inchados também.
Eles podem indicar a mononucleose, excesso de iodo na alimentação, consumo de álcool e até mesmo o alto consumo de medicamentos.
Como esse tipo de inchaço envolve cuidados ainda mais especiais, é bom tomar cuidado e não tomar nenhuma atitude sem a aprovação médica.

Não se esqueça de que o acompanhamento médico especializado é essencial e merece atenção. Marque já a sua consulta na Fábrica de Óculos do Cacém!

Deixe um comentário