Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

Capsulotomia posterior: o mesmo que limpeza da lente intraocular

Conhecida popularmente como limpeza da lente intraocular, a capsulotomia posterior com YAG-laser é um procedimento relativamente comum em pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata e voltaram a ficar com a visão opaca.

A capsulotomia posterior com YAG-laser é um procedimento cirúrgico oftalmológico no qual é feita uma pequena abertura na cápsula posterior do cristalino. Para tornar a cirurgia mais segura e eficaz, não são usados bisturis ou outros instrumentos cirúrgicos típicos, mas uma luz do tipo laser Nd:YAG.

Este procedimento é indicado para pacientes com opacificação da cápsula posterior do cristalino. Com essa região opaca, a passagem da luz fica prejudicada e o indivíduo fica com a visão turva.
Normalmente, essa opacificação surge em pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata com implante de uma lente intraocular, sendo considerada uma complicação desse procedimento e conhecida como a “segunda catarata”.

Ao abrir a região posterior da cápsula do cristalino, cria-se um rasgão na superfície dessa estrutura que permite a passagem da luz, restaurando a visão naquele olho.
Todos os procedimentos da capsulotomia posterior são indolores. Apesar disso, é comum o uso de um anestésico tópico minutos antes do procedimento.

A principal complicação da cirurgia é o aumento da pressão intraocular nas primeiras horas após o procedimento. Para evitar esse risco, é comum que o médico prescreva o uso de colírios que reduzem a pressão no olho.
Além disso, outras complicações mais raras são edema macular, danos à estrutura da lente, edema de córnea e descolamento de retina.

Ficou com alguma questão sobre a capsulotomia posterior ou tem a visão turva? Venha à Fábrica de Óculos do Cacém e esclareça todas as suas dúvidas numa consulta gratuita!

Deixe um comentário