
Com o avançar da idade, é comum que alguns problemas de saúde comecem a aparecer. Isso acontece porque o corpo vai passando por modificações que alteram a qualidade do seu funcionamento. E, com a visão, acontece o mesmo.
Os nossos olhos sofrem inúmeras alterações morfológicas na coroide, retina e humor vítreo, o que com o tempo pode causar diversos graus de perda da acuidade visual. Além disso, com o passar dos anos os músculos responsáveis pelos movimentos oculares podem sofrer atrofia.
A melhor forma de prevenir doenças oculares é prezar por uma boa alimentação. A vitamina A, é uma vitamina extremamente necessária para vemos bem à noite e evitar a sensibilidade à luz.
Já as vitaminas C e E são importantes na prevenção da degeneração macular, além de ajudarem a atrasar os sintomas da catarata.
Conheça agora algumas das doenças que surgem com o passar da idade:
Catarata
Na catarata, a vista começa a ficar desfocada, além de haver dificuldade para ver cores, conduzir à noite e ver com muito sol.
Esta doença acontece devido a um processo natural de opacificação do cristalino, não havendo entrada de luz de forma eficiente no olho.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão intraocular. Nesta doença, ocorre a lesão do nervo ótico e o paciente pode começar a perder a sua visão periférica e mais para frente pode vir a perder toda a sua visão, caso não seja feito o tratamento.
No grupo de risco encontram-se pessoas com idade acima dos 40 anos, hipertensos, diabéticos, negros e aquelas pessoas que possuem alguém na família com glaucoma.
Degeneração Macular
Na degeneração macular, o paciente apresenta uma mancha escura no centro da visão, o que a torna desfocada e difícil. Os principais fatores de risco para a degeneração macular são o tabagismo, indivíduos caucasianos e a idade acima de 50 anos.
Presbiopia
Esta doença é caracterizada por uma perda progressiva e natural da capacidade que o olho humano possui de focar objetos, tanto ao perto quanto ao longe. Isso acontece porque o cristalino perde a flexibilidade necessária para ajustar o foco com o passar dos anos.
A presbiopia pode ser corrigida com o uso de lentes de óculos, lentes de contato e também através de cirurgias.
Se está a ficar perto das idades mencionadas, venha à Fábrica de Óculos do Cacém para uma consulta de rotina.