
Existem vários problemas que podem afetar a sua saúde ocular e, para que possa estar mais atento, temos-lhe vindo a falar sobre eles.
Hoje vimos falar sobre o pterígio, para que seja capaz de identificar os seus sintomas a tempo de um tratamento eficaz e sem danos!
O pterígio é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que crescem no canto dos olhos, geralmente perto do nariz, e partem em direção à córnea. Se não for tratado, pode causar astigmatismo, vermelhidão e sensação de areia nos olhos.
Causas
A causa mais comum é a exposição contínua e crónica dos olhos à luz solar, especialmente sem a proteção adequada, como óculos de sol de boa qualidade.
Outro fator que contribui para a formação do pterígio é a exposição direta ao vento e à poluição.
Sintomas
Os sintomas mais frequentes do pterígio são vermelhidão, causada pela formação de novos vasos, ardor, comichão, lacrimejamento e sensação de corpo estranho nos olhos, como se eles estivessem cheios de areia.
O primeiro sinal mais visível percebido pelo paciente normalmente é o crescimento de uma membrana avermelhada sobre a parte branca dos olhos.
Tratamento
A melhor medida para combater o pterígio é mesmo a prevenção. Assim, o ideal é sempre evitar a exposição contínua ao sol, usando bonés, chapéus e principalmente óculos de sol com lentes de qualidade e filtro de raios UV. A exposição contínua ao vento intenso também pode agravar o pterígio, de maneira que, para quem anda de carro ou moto, vidros fechados e capacete com viseira abaixada são fundamentais.
O principal tratamento é a exérese do pterígio, ou seja, retirá-lo cirurgicamente. Mas devido ao alto índice de pacientes que voltam a ter a doença, as técnicas para essa remoção ainda estão a ser aperfeiçoadas.
Agora que já sabe mais sobre o pterígio e como evitá-lo, venha a uma consulta de rotina na Fábrica de Óculos do Cacém para ver se está tudo bem com a sua saúde ocular!