Você já ouviu falar no daltonismo? Este distúrbio da visão altera a perceção das cores, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade em distingui-las. Embora possa ser resultado de lesões neurológicas ou traumas nos órgãos da visão, a maioria dos casos de daltonismo está ligada a uma alteração genética no cromossoma X, afetando principalmente os homens.
Existem três tipos de daltonismo, conheça-os e saiba coo distingui-los!
Protanopia
Caracteriza-se pela ausência ou pela diminuição do pigmento vermelho, responsável por emitir ondas de comprimento longo. Com isso, a visão é composta por tons de bege, castanho, verde e cinza, sendo que o verde se torna semelhante ao vermelho.
Deuteranopia
Devido à ausência dos cones sensíveis às ondas de comprimento médio, todos os tons vistos são variações do castanho, sendo que as cores verde e vermelho são as mais prejudicadas.
Trinatopia
Esta é a condição mais rara de daltonismo, que prejudica a visão das cores azul e amarelo. As tonalidades de azul se veem são diferentes e o amarelo é percebido como um rosa claro.
Vale apontar que existe ainda uma outra variação do daltonismo, extremamente rara, caracterizada pela visão acromática, quando a pessoa só vê tons de branco, cinza e preto.
Diagnóstico
Existem alguns exames específicos para diagnosticar o daltonismo e determinar o grau de comprometimento da visão:
- Anomaloscópio de Nagel: realizado com o auxílio de um aparelho que divide o campo de visão em duas partes e ilumina cada uma delas com luzes monocromáticas amarelas, verdes e vermelhas;
- Lãs de Holmgreen: um teste simples que avalia a capacidade da pessoa em separar fios de lã em várias tonalidades;
- Teste de cores de Ishihara: esse é o teste mais usado para o diagnóstico do daltonismo, que consiste em cartões pontilhados em várias tonalidades diferentes, sendo que em cada cartão existe uma letra ou um número desenhado com pontos em tonalidades que não são percebidas pelos daltónicos.
Tratamento
O daltonismo é uma condição que não oferece nenhum tipo de tratamento ou cura, mas existem lentes de óculos com filtros de cor que podem auxiliar no contraste e influenciar positivamente a visão.
Quer seja ou não daltónico, se precisar de óculos, venha visitar-nos na Fábrica de Óculos do Cacém!