Com o regresso às aulas, existem muitos cuidados a ter com os mais pequenos. Assegurar que todos os manuais estão comprados. Que não falta nenhum caderno, lápis, caneta ou borracha. Que a saúde das crianças está a 100% para mais um ano letivo repleto de descobertas. E sem dúvida que a visão é um dos sentidos mais importantes para o sucesso escolar.
Por esse motivo, a deteção precoce de algum distúrbio visual é essencial para o êxito académico das crianças. Caso contrário, muitos problemas podem surgir: desde a dificuldade em comunicar com os outros meninos às complicações na aquisição de conhecimentos, além de afetar a concentração.
Recorrer a óculos é a melhor forma de corrigir os problemas de falta de visão seja ao longe, seja de perto. Trata-se de uma solução eficiente para combater uma possível descida da produtividade e dificuldades sociais. Mas, acima de tudo, os óculos evitam a progressão de problemas na visão para um quadro mais grave.
Mas como identificar a falta de visão nas crianças? É só ficar atento ao feedback da própria criança, que se queixa de que não é capaz de ler o que está escrito no quadro. Este é um sintoma evidente de uma miopia. Além disso, também pode haver a dificuldade em ver ao perto – ou seja, a hipermetropia. De resto, alguns meninos podem sofrer de visão turva ou distorcida – o astigmatismo.
Eis outros sintomas de problemas de visão: desde dor ou comichão nos olhos a olho desviado, passando por ver televisão de forma bastante próxima ou contar com olhos vermelhos e irritados.
Os seus filhos sofrem de algumas destas manifestações? Venha ter connosco!