Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

Coronavírus: o risco dos desinfetantes para os olhos dos mais pequenos

Na nossa ótica, reconhecemos que os tempos de pandemia são desafiantes. Daí que, além de nos prevenirmos – seguindo, no nosso espaço, cada uma das regras para evitar a propagação do coronavírus -, aproveitamos todas as oportunidades para transmitir conselhos que asseguram a saúde da visão, durante este período.

Este aviso chegou-nos de Raúl de Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), que garante que, no regresso às aulas, tem havido incidentes oculares, em crianças, devido ao contacto entre os olhos e o desinfetante ou soluções alcoólicas para as mãos. Os principais incidentes são as irritações na córnea, com perturbação da visão.

Por que motivo ocorrem estes incidentes? A verdade é que é frequente encontrar-se dispensadores de álcool gel nas escolas ou em áreas comerciais, mas sem haver o aviso para o perigo do contacto com a vista. Além disso, a APLO considera que é “alarmante” o facto de que os dispensadores em posição para utilização dos adultos corresponda à altura média de uma criança de oito anos.

“Podendo ocorrer a ejeção de desinfetante de forma dispersa e descontrolada, atingindo o olho e os anexos oculares. A utilização destes produtos deve ser feita com cuidado e as crianças, que têm o hábito de tocar mais frequentemente nos olhos, devem ser sensibilizadas para esta questão. Nas escolas e infantários, deve existir informação infográfica que as alerte para o problema, complementada por esclarecimentos por parte dos pais e professores”, explica o comunicado, citado pelo site “Lifestyle ao Minuto”.

Se os olhos de alguma criança aí de casa tiverem estado em contacto com um desinfetante, deve, de imediato, lavar abundantemente a região com água, entrar em contacto com o SNS 24 e procurar um profissional de saúde para avaliar a gravidade da lesão.

Encontre mais conselhos preciosos para os olhos dos mais pequenos, em tempos de pandemia! Marque já a sua consulta gratuita!

Fonte: Lifestyle ao Minuto

Deixe um comentário