Mais do que conselhos sobre a saúde da visão dos mais pequenos, na nossa ótica também podemos partilhar consigo algumas curiosidades sobre os olhos dos meninos. Daí que apresentemos três factos interessantes sobre o sentido da visão dos bebés. É verdade: mesmo com uma tenra idade, estes órgãos contam com curiosidades que nos fazem arregalar os olhos.
Por exemplo, sabia que fumar acaba por prejudicar os olhos do feto? A verdade é que o ato de fumar, no decorrer da gravidez, eleva o risco de parto prematuro, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de perda permanente da visão ou até de cegueira. E os efeitos negativos não terminam por aqui: fumar durante uma gestação conduz a um risco cinco vezes maior de o bebé contrair meningite bacteriana, uma condição que pode originar uma perda severa da visão.
Além disso, no decorrer dos primeiros meses de um bebé, a visão central ainda se encontra em desenvolvimento. Ou seja, um recém-nascido pode ver, mas ainda está a formar conexões entre a retina e o cérebro. Conforme a visão central se desenvolve, um bebé começa a concentrar-se nos objetos que se encontram pendurados à sua frente.
E quem diria que os bebés, com cinco meses, têm uma visão 3D? Afinal de contas, nessa fase, os bebés conseguem alcançar melhor os objetos, porque são capazes de ver a que distância está o mesmo. Dessa maneira, estão a desenvolver a perceção de profundidade. Aliás, os bebés até conseguem lembrar-se o que é um objeto, se virem uma parte dele.
Venha ter connosco! Descubra mais curiosidades sobre os olhos dos bebés, no nosso espaço de ótica infantil!