Para além de outros órgãos, como o nariz e a boca, a Covid-19 também pode atingir os olhos. De acordo com o site especializado da Phelcom, um médico chinês – que testou positivo – levantou essa hipótese, para além de alguns pacientes terem manifestado conjuntivite como uma das principais manifestações. Aliás, a Organização Mundial da Saúde estima que 1% dos infetados tem esse sintoma.
No entanto, os olhos não são apenas uma forma de contrair doença, mas, também, uma forma possível de contágio, porque algumas investigações identificaram o coronavírus em lágrimas de contaminados. Sem esquecer que a Covid-19 também altera a retina.
Entretanto, um estudo divulgado na publicação Java Ophthalmology indica que os mais pequenos podem apresentar sintomas de Covid-19 na visão com mais frequência do que os pacientes na idade adulta. Sendo assim, ao todo, 22.7% dos pacientes tinham conjuntivite, um número bastante superior àquele que foi detetados em adultos, que apresentam uma taxa de 1 a 3%.
Destaque-se que esta investigação não deixa de ter algumas limitações. Por exemplo, as crianças podem ter dificuldade em descrever o desconforto que sofrem. No entanto, vale pelo alerta de mais alguns sintomas relacionados com o coronavírus.