Em pleno verão, o que os mais pequenos querem é horas e horas de diversão. E em todo o lado: na piscina, na praia, no campo… E é claro que os mais crescidos também devem participar nessas horas de lazer, mas também é importante não deixar os cuidados de lado. Aliás, os cuidados têm de ser redobrados, quanto à visão das crianças.
4 cuidados importantes com os olhos das crianças no verão
1. Cuidado com a higiene
Lavar as mãos, recorrentemente, é fundamental em qualquer altura, quanto mais num cenário de pandemia em que ainda nos encontramos. Mas porque é que ter as mãos limpas é assim tão importante, numa situação normal, principalmente para assegurar a saúde da visão? É que, dessa maneira, não há contaminação.
2. Cuidado com os brinquedos típicos de verão
Algumas pistolas de brinquedo que “espirram” água podem causar incidentes, como traumas na zona dos olhos. Por exemplo, caso o jato seja bastante intenso, acaba por ser equivalente a um soco no olho, o que pode originar um trauma na retina.
3. Cuidado com os olhos vermelhos
Após um dia na praia ou na piscina, os mais pequenos têm olhos vermelhos e sentem comichão? O melhor é sempre recorrer a um especialista em saúde visual para entender o que se passa.
4. Cuidado com o cloro
Sabia que o cloro pode prejudicar a visão das crianças? Daí ser importante contar com óculos de natação, para evitar irritação e conjuntivite.