Como é um assunto que preocupa pais – e não só -, é normal que a visão dos mais pequenos viva cercada de alguns mitos que nos dedicamos a desconstruir, seja nas consultas gratuitas, seja por aqui, neste blog. Eis cinco mitos frequentes que é importante que deixem de existir o mais depressa possível.
Por exemplo, será que é mesmo verdade que os ecrãs fazem mal aos olhos? Bom, os dispositivos digitais são relevantes para educar e para distrair as crianças. Mas não têm de, necessariamente, prejudicar a visão. Basta ter os melhores cuidados, como seguir a conhecida regra do 20/20/20, ou seja, a cada 20 minutos, fazer uma pausa mínima de 20 segundos e a uma distância de 20 pés (seis metros).
Eis outro mito: o estrabismo nos mais pequenos cura-se naturalmente, com o crescimento? A verdade é que qualquer mudança no alinhamento dos eixos visuais – ainda que não seja permanente -, após os seis ou os nove meses é anormal e as crianças devem ser acompanhadas em consulta. E atenção: o estrabismo pode, também, surgir mais tarde, aos três ou quatro anos.
Finalmente, as crianças não podem usar lentes de contacto? Embora seja aconselhável recorrer aos óculos com lentes graduadas para corrigir perturbações de focagem, em alguns casos, é importante contar com lentes de contacto, que são adaptadas a qualquer idade.
Venha esclarecer mais mitos sobre a visão dos mais pequenos, na nossa ótica!