Fábrica de Óculos do Cacém
Av. dos Bons Amigos, nº 38 A
Cacém, junto à estação
Seg-Sáb: 10:00 às 19:30
Hora de Almoço: 13:00 às 14:30
219 180 122
Ligue-nos

“O meu filho é muito novo para usar óculos”: verdade ou mito?

Eis uma das dúvidas com que muitos dos nossos pacientes nos chegam às consultas gratuitas – disponíveis para todos, ao longo de todo o ano: será que há uma idade específica para começar a usar óculos?

Bom, na realidade, usar óculos pode ser necessário a partir de qualquer faixa etária. Aliás, nas nossas consultas, prescrevemos armações para todas as idades, já que, quando os óculos não são usados no momento certo, podem se desenvolver quadros graves. Por exemplo, quando a imagem não se foca bem na retina e a criança não usa os óculos de que precisa, os olhos podem não “aprender a ver” e as imagens acabam por não ser formadas no cérebro.

As consequências podem ser sérias: as crianças podem ficar a ver mal para sempre, caso a correção não seja feita logo na infância. Cansaço, fadiga ocular e dificuldade na aprendizagem são algumas das sequelas.

Daí que seja aconselhável um breve exame aos recém-nascidos, na sala de partos, e uma análise mais completa aos seis meses de idade. Este exame é feito pelo pediatra que, caso seja necessário, reencaminhará o paciente para o optometrista. Entretanto, entre os dois e os três anos, a criança deve ser submetida a um rastreio de saúde visual infantil ou consultar um optometrista. Na idade pré-escolar, entre os quatro e os cinco anos, é igualmente aconselhável uma observação pelo optometrista.

Deixe um comentário