Deve-se mesmo ter atenção às cataratas: afinal, este quadro pode causar sérios danos na visão e, até provocar cegueira. E este é um aviso que se aplica a todas as faixas etárias: é que, apesar de ser mais comum, há bebés e crianças que também podem sofrer de cataratas, que, assim, se manifesta desde o nascimento ou durante a fase da infância.
Daí que seja importante ficar atento aos sintomas de um quadro de catarata infantil. Em primeiro lugar, é preciso sublinhar que uma catarata corresponde a uma opacidade/perda de transparência do cristalino (lente transparente, que se encontra no interior do olho, atrás da pupila), que pode, então, de natureza congénita, ou seja, surgir ao nascimento. A catarata funciona como um vidro opaco, e consoante a gravidade, pode comprometer a visão dos mais pequenos.
As consequências de uma catarata vão além da já mencionada cegueira. Estrabismo e nistagmo, ou seja, movimentos involuntários e repetitivos dos olhos também são um risco.
Se o seu filho precisar de uma luz mais intensa para ler, conta com uma visão dupla num dos olhos ou tem uma visão turva, é melhor vir ter connosco para fazermos um diagnóstico preciso – mas há um elevado risco de ser mesmo um quadro de catarata infantil.
Nunca hesite em fazer-nos uma visita! A nossa área de ótica infantil tem consultas gratuitas para todos ao longo de todo o ano!